7 Undercut ou Razor Part? Descubra qual combina com você - Barbados
Home / Barbas e Bigodes / Undercut ou Razor Part? Descubra qual combina com você

Undercut ou Razor Part? Descubra qual combina com você

Os cortes de cabelo campeões na preferência masculina têm muito em comum, mas também diferenças. A gente acaba com a  confusão explicando os dois. 

Você com certeza já conhece o corte de cabelo Undercut. Mas e o Razor Part? Esses dois cortes, considerados as maiores tendências masculinas de 2015, têm muitos pontos em comum, mas também certas particularidades que os distinguem. Para colocar um ponto final na confusão, e dar uma forcinha para você escolher aquele que melhor combina com seu estilo, Homem no Espelho fez este post para destrinchar tudo sobre os dois estilos de corte, atualmente tão democráticos. Vamos lá?

O UNDERCUT

Homem No Espelho - Cortes de cabelos masculinos Undercut e Razor Cut.2

Só para lembrar, esse é um formato inspirado no tradicional corte militar, bem aparado nas laterais e com maior volume na parte de cima. Tem influências da década de 1950 e do estilo rockabilly, marcado pelos topetes e cabelos brilhantes fixados com gel.

O corte militar é diferente do Undercut porque não há tanta flexibilidade em relação ao comprimento e versatilidade no penteado. No estilo militar, os cabelos são bem rentes nas laterais, quase que zerados na máquina, e têm comprimento uniforme na parte de cima, com fios bem curtos.

Já no estilo Undercut, as madeixas mantêm-se curtas dos lados, mas há mais variação de comprimentos, mais ou menos curtos, à escolha do freguês. O cabeleireiro também pode trabalhar as laterais com mais nuances (com os fios aparados em degradê, por exemplo). Na parte de cima da cabeça, há liberdade para escolher entre fios mais curtos ou bem longos, nesse caso explorando a possibilidade de criar franjas, topetes, modelar o cabelo de jeito “bagunçado”, arrepiado ou comportado, dando mais personalidade aos penteados.

Entre as celebridades que adotaram esse estilo de cabelo estão famosos como David Beckham, Justin Timberlake, Zayn Malik (da banda One Direction), Adam Levine (do Maroon 5), Justin Bieber, Mateus Verdelho e Henri Castelli.

O RAZOR PART

Homem No Espelho - Cortes de cabelos masculinos Undercut e Razor Cut...

Bem, esse foi um corte bastante popular nas décadas de 1930 e 40, que foi redesenhado para os dias de hoje e ganhou a preferência dos homens que buscam um penteado estiloso. A inspiração do corte atual vem do estilo vintage e old school, dos ambientes das antigas barbearias (por isso, o nome “razor”, navalha em inglês), que hoje voltaram à moda, e dos penteados masculinos clássicos dos tempos dos nossos avôs.

O próprio nome já sugere o conceito do corte: “Parte em Navalha” ou “Navalha em Parte”. O que significa que o cabeleireiro faz um corte com navalha, deixando o couro cabeludo à mostra numa risca bem marcada, onde o cabelo é repartido. As laterais são bem curtas, quase totalmente raspadas, quase sempre usando a máquina no lugar da antiga navalha.

É preciso cuidado ao reproduzir esse penteado, já que um centímetro a mais ou a menos, para cima ou para baixo, faz uma enorme diferença no resultado final. Uma escolha errada pode prejudicar a aparência elegante ou sofisticada buscada nesse tipo de corte.

Além disso, o que caracteriza o penteado Razor Part é o topete penteado para trás que começa na risca, deixando bem alto no cabelo nessa parte da cabeça. Outra característica é o aspecto brilhante e molhado, proporcionado pela finalização com gel ou pomada com mais brilho. Esse corte também faz uma bela parceria com os vários tipos de barbas da moda. A gente vê muito por aí a combinação das barbas longas em estilo lenhador (também conhecido por lumberjack) com o cabelo brilhante e repartido do lado do jeito Razor Part. É um visual bem bacana, porque passa um ar de modernidade que consegue ser, ao mesmo tempo, clássica e elegante.

Entre os caras conhecidos que se renderam a esse estilo de cabelo estão David Beckham (ele está em todas e sempre muda de penteado para acompanhar tendências!), Cristiano Ronaldo, Ricky Martin, Harry Louis e Caio Castro — aqui no Brasil um exército de homens está copiando o corte do Grego da novela das seis.

E aí? Já sabe qual dos dois cortes faz mais seu estilo? Tanto o Undercut quanto o Razor Cut caem bem em praticamente todos os tipos de cabelo (lisos, crespos, ondulados, finos, grossos), mas um deles pode combinar melhor com seu formato de rosto ou, então, dependendo do comprimento, ser mais fácil de modelar e pentear no dia-a-dia. Seu cabeleireiro pdoe dar uma força para ajudar você a se decidir.

Qual sua nota para o artigo?

Sobre nimgram

Veja também

Conheça oito cuidados essenciais ao fazer a barba

Especialistas dão dicas, como aproveitar a saída do banho e usar loção pós-barba Pelo menos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *